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  • Otorrino DF Entenda Mais

Como dormir bem quando se trabalha à noite?

Dormir bem é muito importante para o bem-estar geral.


Se você faz parte dos 15 milhões de brasileiros que trabalham em turnos não-tradicionais, como o noturno ou o rotativo, seu sono provavelmente não está satisfatório.🤔


Os trabalhadores noturnos podem desenvolver uma condição conhecida como transtorno do sono por trabalho em turnos, um distúrbio do ritmo circadiano.


A maioria de nós desperta e dorme naturalmente porque nosso organismo tem um relógio biológico interno regulado por estímulos externos, como a luz do sol e a escuridão noturna. 🧐


Quando o indivíduo trabalha à noite, ou segue turnos variáveis seguidamente, perde o ajuste deste “relógio” e a qualidade do sono fica prejudicada, com efeitos prejudiciais para o metabolismo em longo prazo.


🔹Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitar o problema. Confira 4 dicas importantes:


1️⃣ Realize hábitos sudáveis de Higiene do Sono.


Se você for diagnosticado com o distúrbio do sono por trabalho noturno, estabeleça um horário rotineiro fixo para dormir e acordar, deixe seu ambiente propício para o sono, como manter seu quarto escuro, fresco e silencioso.


2️⃣ Vá para a cama logo que chegar do trabalho.


Assim que terminar seu turno, planeje repousar e ir para a cama, sem distrações e atividades diurnas estimulantes.


Um dos gatilhos que mantém as pessoas acordadas é a luminosidade, por isso tente diminuir a exposição à luz matutina. Use óculos escuros no caminho para casa, mesmo num dia nublado.


3️⃣Reduza a cafeína.


Se você bebe café para ficar acordado, tente evitar até perto do final do seu turno (cerca de quatro horas antes) para dar ao organismo tempo de metabolizá-lo.


4️⃣Defina limites em casa.


Uma boa ideia é avisar as pessoas em que horas você está trabalhando e quando precisará dormir, para que percebam e o deixem sozinho.


Para aqueles que moram com você, peça que evitem qualquer atividade barulhenta enquanto dorme, como passar o aspirador de pó, lavar louça ou assistir TV com o volume alto. Desligue seu smartphone.


Se as técnicas comportamentais apresentadas não colaborarem para você dormir melhor, podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco☺️


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