Buscar
  • Otorrino DF Entenda Mais

Narcolepsia, a sonolência que não pede licença.

Narcolepsia é um distúrbio crônico do sono que causa sonolência diurna excessiva e afeta intensamente as atividades cotidianas. A pessoa pode adormecer involuntariamente mesmo que esteja dirigindo, comendo ou conversando.


Outros sintomas podem incluir: fraqueza muscular súbita relacionada a emoções (rir, susto, etc.) denominada cataplexia, paralisia do sono, alucinações e sensação de estar sonhando acordado.


Em geral aparece entre 7 e 25 anos de idade e persiste por toda a vida. Estudos com pessoas diagnosticadas mostraram que o desconhecimento da doença gerou atraso para início do tratamento por 8 a 15 anos. Como a sonolência é um sintoma inespecífico e comum a muitas doenças, a maioria das pessoas não são diagnosticadas, ou recebem diagnósticos errados e permanecem sofrendo importante prejuízo na qualidade de vida.


Pessoas com narcolepsia entram no sono-REM rapidamente, 15 minutos após adormecerem. Além disso, a fraqueza muscular ou a atividade onírica do sono-REM pode ocorrer durante a vigília.


Embora a causa da narcolepsia não seja completamente compreendida, a pesquisa atual sugere que pode ser o resultado de uma combinação de fatores que causam a deficiência de hipocretina, neurotransmissor que ajuda a manter o estado de alerta.


TIPOS DE NARCOLEPSIA


Tipo 1

Possui níveis baixos de hipocretina, relato de cataplexia e sonolência diurna excessiva.


Tipo 2

Sonolência diurna excessiva, geralmente não apresentam fraqueza muscular desencadeada por emoções. Sintomas menos graves e níveis normais de hipocretina.


O diagnóstico pressupõe uma entrevista médica, quando questionários e escalas que medem a gravidade da sonolência são aplicados.


O registro da noite de sono no laboratório (Polissonografia de Noite Inteira) é fundamental para o diagnóstico e também para afastar outros distúrbios do sono.


O Teste diurno de Múltiplas Latências do Sono (TMLS) é obrigatório no dia seguinte à polissonografia. O teste avalia a sonolência diurna medindo a rapidez com que uma pessoa adormece e se entra em sono-REM precocemente.


Procure ajuda médica especializada caso tenha sintomas de Narcolepsia.


Texto adaptado da Cartilha Narcolepsia (ABSono).


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo