Buscar
  • Otorrino DF Entenda Mais

O que é Higiene do Sono?

Atualizado: 3 de nov. de 2021


Higiene do Sono contribui para uma noite agradável e restauradora.

Prestar atenção à higiene do sono é uma das maneiras mais simples de se preparar para dormir melhor.


O termo “higiene do sono” significa a prática de hábitos e rotinas diárias que promovem um sono consistente e de boa qualidade. Manter atitudes saudáveis durante o dia, seguir uma rotina relaxante ao anoitecer e deixar seu quarto confortável antes de dormir podem contribuir para a chegada natural da sonolência noturna.


Cada pessoa pode adaptar rotinas de higiene do sono para atender às suas necessidades. Neste processo, você adquire hábitos benéficos para tornar o início do sono mais fácil, ter um sono mais profundo e acordar descansado pela manhã.


E por que devo me preocupar com a Higiene do Sono?


Uma boa noite de sono é extremamente importante para a saúde. Na verdade, tanto quanto ter uma alimentação saudável ou exercitar-se regularmente.


Há muitas coisas que podem interferir no padrão natural do sono. As pessoas hoje em dia dormem menos do que antigamente, e a qualidade do sono também diminuiu com o tempo.


Algumas razões pelas quais devemos melhorar nossa qualidade de sono:


- O sono insuficiente está fortemente relacionado ao ganho de peso. Estudos mostram que indivíduos privados de sono têm maior apetite e tendem a ingerir mais calorias. A privação de sono desregula as variações diárias nos hormônios que controlam o apetite e saciedade, ou seja, níveis mais altos de grelina, e níveis reduzidos de leptina. O resultado final pode ser a obesidade.


- O sono melhora a função imunológica. Um grande estudo de 2 semanas monitorou o desenvolvimento de resfriado comum depois da administração de gotas nasais com o vírus do resfriado atenuado; descobriu-se que aqueles que dormiam menos de 7 horas tinham quase 3 vezes mais probabilidade de desenvolver o resfriado do que os que dormiam 8 horas ou mais.


E você, tem feito uma boa Higiene do Sono?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo