top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

Relógio Biológico



Nosso corpo é parte do universo, portanto é perfeitamente natural que também acompanhe as mudanças das estações do ano e o ciclo circadiano.


O ciclo ou ritmo circadiano é o período de 24 horas de um dia, onde ocorrem as diferentes fases da luz solar, da temperatura e das condições climáticas.


Nosso organismo está adaptado a essas diferentes mudanças nos ciclos do dia e nas estações do ano, porque faz mudanças e adaptações biológicas para estar em harmonia com os diferentes estados e ambientes promovidos por estes ciclos naturais.


Para manter esse ritmo, o corpo tem um relógio biológico e, idealmente, o funcionamento de todos os órgãos e sistemas deve ajustar-se perfeitamente a esse ritmo.


Os ciclos circadianos das células são um sistema ajustado com precisão e controlado por numerosas reações hormonais e bioquímicas. Um dos componentes-chave deste processo é a melatonina (o hormônio do sono). Se nosso relógio biológico funciona corretamente, os níveis de melatonina aumentam à noite, proporcionando um sono reparador.


Nos últimos anos, os cientistas descobriram um grupo de células na retina que são ativadas pela luz e transmitem esses impulsos luminosos ao hipotálamo, o qual, por sua vez, é responsável por controlar o ritmo circadiano. Em outras palavras, a quantidade de luz que entra pela retina define o nosso relógio biológico.


À medida que envelhecemos, o cristalino (a lente biológica dos olhos) adquire tons amarelados e isso faz com que nossos olhos captem menos luz, especialmente a parte azul do espectro.


Portanto, o estado de nossos olhos afeta o funcionamento de nosso relógio biológico. É óbvio que o processo de envelhecimento é inevitável; todavia, existem outros fatores que também influem para que os ritmos circadianos do corpo permaneçam alinhados ao ciclo solar.


E você, está com seu relógio biológico ajustado?


Um abraço,

Dr. Paulo Marsiglio

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page