Buscar
  • Otorrino DF Entenda Mais

5 dicas para driblar o calor e dormir melhor

Para acordar com disposição e bom humor é necessário que o sono seja de qualidade, porém cumprir a meta de dormir pelo menos sete horas por noite torna-se bem mais difícil com as altas temperaturas dessa época do ano.





Confira a seguir orientações para aliviar o incômodo causado pelo calor e melhorar a qualidade do sono durante este período de estiagem no Centro-Oeste:


  • Hidrate-se


Hidratar-se é importante em qualquer época, mas em períodos de seca e calor ainda maior, o corpo precisa repor o líquido perdido com a transpiração. Cerca de 2 (dois) litros de água ao dia costuma ser o suficiente. Capriche na hidratação durante todo o dia e evite tomar a água à noite, pois isso fará você acordar para ir ao banheiro e pode prejudicar sua qualidade do sono.


  • Faça refeições leves


Mantenha uma alimentação equilibrada, com horários regulares e alimentos saudáveis, ricos em fibras, muitas frutas e pouca gordura. É importante fazer as três refeições principais e, antes de dormir, um lanche leve. O ideal é comer até duas horas antes do sono e alimentos de fácil digestão, como frutas, legumes cozidos e iogurte. Durante o sono, o metabolismo é reduzido e a ingestão de carnes e gorduras diminuem a velocidade de esvaziamento gástrico, o que produz má-digestão e até refluxo gastroesofágico.


  • Quarto escuro e ventilado


Uma boa noite de sono exige uma temperatura amena, para isso, durma em locais bem arejados e em ambientes escuros. Preparar o quarto cerca de duas horas antes com circuladores de ar favorece a redução do calor.


  • Use lençol e roupas de algodão


No calor, tecidos que absorvem o suor, como o algodão e o linho, são boas opções para lençóis, capas de travesseiros e pijamas, ao contrário da maioria dos materiais sintéticos. Antes de colocar o pijama, tomar um banho com água morna-fria também ajuda a enfrentar o calor intenso.


  • Umidifique o ar


Se a umidade estiver baixa, é indicado usar umidificadores de ar ou espalhar bacias com água e toalhas úmidas no quarto. O ar-condicionado reduz a temperatura, porém desumidifica o ambiente, portanto use-o com moderação.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo