Beneficios do cochilo.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

Beneficios do cochilo.

Tirar um cochilo (soneca ou siesta) é considerado importante em diversas culturas. Muitos indivíduos apresentam este hábito durante o dia e isso pode ser saudável ou não, a depender de uma ampla variedade de contextos.


A "siesta", "hora em que se dorme e se descansa após a refeição do almoço", é uma das tradições mais arraigadas da cultura espanhola e que depois foi exportada para o resto do mundo.


Os cochilos não necessariamente compensam uma péssima noite de sono ou um sono de qualidade inadequada, porém quando duram de 20 a 30 minutos podem ajudar a restaurar a vigilância, melhorar o desempenho e reduzir erros em acidentes.


Um estudo da NASA sobre a sonolência em pilotos militares e astronautas descobriu que um cochilo de 40 minutos melhora o desempenho em 34% e o estado de alerta em 100%.


O aumento da vigilância após o período da siesta tem efeito imediato e pode prolongar-se durante o dia por algumas horas.


A siesta têm benefícios psicológicos e pode ser uma maneira fácil de conseguir algum relaxamento. Apesar destes benefícios, nem sempre todos reagem da mesma forma.


O pós-siesta pode deixar as pessoas com inércia do sono, especialmente quando duram mais de 10 a 20 minutos. A inércia do sono é definida como a sensação de sonolência e desorientação que pode vir com o despertar de um sono profundo.


A soneca quando é muito longa ou realizada muito no final do dia influencia adversamente a duração e a qualidade do sono noturno. Se você tiver problemas para dormir à noite, o cochilo só vai amplificar os problemas.


Se você agora está pensando em maneiras de incorporar cochilos em sua rotina diária, tenha em mente que dormir o suficiente, dentro de uma rotina regular, é a melhor maneira de se manter alerta e sentir-se bem disposto. Quando a sonolência se instala, um cochilo rápido pode fazer maravilhas para a sua resistência física e mental.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page