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Como dormir bem quando se trabalha a noite?

Atualizado: 12 de nov. de 2021

Dormir bem é muito importante para o bem-estar geral.


Se você faz parte dos 15 milhões de brasileiros que trabalham em turnos não-tradicionais, como o noturno ou o rotativo, seu sono provavelmente não está satisfatório.


Os trabalhadores noturnos podem desenvolver uma condição conhecida como transtorno do sono por trabalho em turnos, um distúrbio do ritmo circadiano.


15 milhões de brasileiros trabalham em horários não convencionais

A maioria de nós desperta e dorme naturalmente porque nosso organismo tem um relógio biológico interno regulado por estímulos externos, como a luz do sol e a escuridão noturna.


Quando o indivíduo trabalha à noite, ou segue turnos variáveis seguidamente, perde o ajuste deste “relógio” e a qualidade do sono fica prejudicada, com efeitos prejudiciais para o metabolismo em longo prazo.


🔹Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitar o problema. Confira 4 dicas importantes:


1️⃣ Realize hábitos saudáveis de Higiene do Sono:


Se você for diagnosticado com o distúrbio do sono por trabalho noturno, estabeleça um horário rotineiro fixo para dormir e acordar, deixe seu ambiente propício para o sono, como manter seu quarto escuro, fresco e silencioso.


2️⃣ Vá para a cama logo que chegar do trabalho:


Assim que terminar seu turno, planeje repousar e ir para a cama, sem distrações e atividades diurnas estimulantes.


Um dos gatilhos que mantém as pessoas acordadas é a luminosidade, por isso tente diminuir a exposição à luz matutina. Use óculos escuros no caminho para casa, mesmo num dia nublado.


3️⃣ Reduza a cafeína:


Se você bebe café para ficar acordado, tente evitar até perto do final do seu turno (cerca de quatro horas antes) para dar ao organismo tempo de metabolizá-lo.


4️⃣ Defina limites em casa:


Uma boa ideia é avisar as pessoas em que horas você está trabalhando e quando precisará dormir, para que percebam e o deixem sozinho.


Para aqueles que moram com você, peça que evitem qualquer atividade barulhenta enquanto dorme, como passar o aspirador de pó, lavar louça ou assistir TV com o volume alto.


E lembre-se: se desligue do seu smartphone.


Se as técnicas comportamentais apresentadas não colaborarem para você dormir melhor, podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco☺️



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