Distúrbios do Sono: Quando procurar um médico?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

Distúrbios do Sono: Quando procurar um médico?

Para a maioria da população, dormir mal é considerado algo rotineiro, e a sensação de fadiga e sonolência excessiva é bastante menosprezada no dia-a-dia, quando se coloca o sedentarismo e o excesso de trabalho no rol das causas de baixo desempenho das atividades diurnas.


É comum se deparar com pessoas que apresentam os sintomas acima porém não têm a mínima ideia da gravidade do problema. Ficam anos a fio sem procurar assistência médica!


Na visão de um paciente, nem sempre se leva em consideração sua qualidade do sono; preza-se pelo foco direcionado no tratamento medicamentoso, aspecto nutricional e na atividade física, o que parece ser o bastante, porém ele não consegue enxergar a última janela ainda em aberto.


No quesito sono, a grande maioria das pessoas procura o médico quando o ronco traz problemas para o parceiro (um desgaste problemático na relação do casal), ou então não consegue iniciar ou permanecer dormindo a noite toda, além de despertar muito cedo.


Dentre os distúrbios do sono, muito se ouve a respeito da insônia, ronco e apneia do sono, sendo que essa última tem uma prevalência em 33% da população, e o conhecimento geral do público a respeito do assunto ainda é pouco consistente, o que ressalta a importância da informação educativa em todos os meios de comunicação.


Muitas doenças crônicas desenvolvem-se paralelamente aos distúrbios do sono, as mais comuns são a hipertensão, obesidade, diabetes e transtornos do humor (ansiedade e depressão).


No passado, a inter-relação entre distúrbios do sono e doenças crônicas era pouco conhecida, mas atualmente o conhecimento científico está consolidado para que os diagnósticos e tratamentos sejam revelados e implementados com sucesso.


Em resposta à pergunta-chave “Quando procurar o médico” quando se suspeita de um distúrbio do sono???


Sempre!!!


O objetivo é conseguir o máximo de benefícios no controle clínico adequado da doença de base ou do distúrbio do sono isolado. Portanto, façam uma avaliação periódica com o médico do sono.


O bom sono, elemento fundamental que pode estar em falta, trará finalmente o incremento em sua saúde integral.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page