Insônia, você já passou por isso?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

Insônia, você já passou por isso?

Você vai para a cama e fica acordado por horas? Você acorda muito cedo e não consegue dormir novamente?


Caso a resposta seja positiva, trata-se de um distúrbio do sono do qual você já ouviu falar muito, a insônia.





Dentre adultos, as queixas mais comuns são a dificuldade em iniciar ou manter o sono, mesmo em condições adequadas. Preocupações com longos períodos acordado, quantidade insuficiente de sono ou má-qualidade do sono frequentemente acompanham esses pacientes.


Independentemente da natureza das preocupações durante o sono, sintomas diurnos são relatados e geralmente incluem fadiga, déficit do humor ou irritabilidade, mal-estar geral, comprometimento do raciocínio e da memória.


Em alguns pacientes, sintomas físicos tais como tensão muscular, palpitações ou dores de cabeça também podem ser atribuídos à insônia.


Em adultos, o quadro pode prejudicar o funcionamento social ou profissional e reduzir a qualidade de vida, enquanto que em crianças pode levar ao baixo desempenho escolar, atenção prejudicada e distúrbio comportamental.


A Insônia muitas vezes acompanha comorbidades médicas e outros distúrbios do sono. Também pode surgir em associação ao uso, abuso ou exposição a determinadas substâncias.


Pessoas com formas mais graves de insônia podem ficar sob risco aumentado para acidentes com veículos motorizados ou no próprio local de trabalho, bem como desenvolver transtornos cardiovasculares e psiquiátricos.


A avaliação médica especializada se faz necessária quando os prejuízos para a rotina diurna do paciente se tornam evidentes.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page