top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

O efeito Jet Lag

As férias estão acabando e o jet lag pode atrapalhar a sua readaptação de rotina. Mas você sabe o que é Jet Lag?

 

O Distúrbio do Jet Lag caracteriza-se por um desencontro temporário entre o horário de dormir/despertar gerado pelo relógio circadiano endógeno e o do novo padrão de dormir/despertar requerido quando há uma alteração do fuso horário.


Os indivíduos queixam-se de sono perturbado, sonolência, fadiga e rendimento diurno deficiente. A gravidade e duração dos sintomas depende do número de fusos horários percorridos, da capacidade de dormir durante a viagem, da exposição a marcadores do horário circadiano no novo ambiente, da tolerância ao desalinhamento circadiano e da direção da viagem.


Além da perturbação do sono e da diminuição da atenção diurna, as características podem incluir mal-estar geral e sintomas gastrointestinais.


Os fatores inerentes às viagens aéreas, incluindo o tempo sentado prolongadamente num espaço confinado, a capacidade de dormir em voos de longo curso, a ingestão de cafeína ou álcool, a diminuição da atividade física e um ambiente de baixa concentração de oxigênio influenciam sua intensidade.


As viagens para o leste conduzem frequentemente a dificuldades no início do sono no local de chegada, uma vez que as tentativas de dormir são feitas a uma hora circadiana interna anterior, quando o relógio biológico dos viajantes está a promover a vigília (ou seja, dia biológico).


As viagens aéreas para o oeste conduzem a sonolência e fadiga nas horas noturnas do novo fuso horário, uma vez que o relógio circadiano interno do viajante está a promover o sono (ou seja, noite biológica).


A viagem para o oeste pode ser mais fácil pois o período geneticamente determinado do ciclo circadiano nos seres humanos é em média superior a 24 horas, uma tendência fisiológica para que a hora de dormir e de acordar seja mais tardia, o que torna mais fácil deslocar o relógio biológico durante a viagem para oeste com horários de dormir e acordar mais atrasados.


O Jet lag é uma condição temporária. Os sintomas começam cerca de um a dois dias após a viagem e são auto-limitados. Estima-se que seja necessário um dia por fuso horário para que os ritmos circadianos se ajustem ao horário local.


Fonte: International Classification of Sleep Disorders, 3rd Edition, 2014


Um abraço,

Dr. Paulo Marsiglio


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page