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Qual o primeiro passo para uma boa higiene do sono?

Atualizado: 3 de nov. de 2021

A prática da higiene do sono consiste em rotinas diurnas e rituais de medidas a partir do início da noite que vão lhe proporcionar um sono de melhor qualidade. Certamente, uma boa noite de sono é um desejo de boa parte da população, uma vez que 45% da mesma sofre com insônia.


Uma dica primordial para o primeiro passo na prática dessas rotinas é a adoção de um horário fixo para dormir e acordar. Ao aproximar-se da noite, diminua a intensidade e o número de atividades. Isso ajudará o seu cérebro a ir relaxando aos poucos e se programando para a nova rotina do sono.


Pessoas com o hábito da Higiene do Sono tendem a dormir melhor

Independentemente de ser um dia de semana ou de fim-de-semana, tente acordar no mesmo horário ou proximamente. Estipular um horário fixo, para deitar e acordar, fará a diferença neste momento.


Uma programação que varie muitas horas no início ou término do sono causará uma mudança no seu ritmo biológico ao ponto de gerar um déficit de sono crônico, o que será prejudicial à sua saúde.


Alimentos e Bebidas que podem prejudicar o sono


Evitar a ingestão de alimentos e bebidas com cafeína antes de dormir é fundamental para iniciar uma boa Higiene do Sono. Bebidas como café, chás, chocolate ou refrigerantes, como guaraná e cola são exemplos.


Além disso, opte por refeições mais leves próximas ao horário de dormir e evite grande quantidade de líquido para que não haja a necessidade de ir ao banheiro durante a noite.


Aliados da Higiene do Sono


A prática de atividades físicas é uma grande aliada para a melhora do sono, principalmente se for realizada pelo menos seis horas antes de dormir. Uma ótima tática é realizar seu treino pela manhã.


Dormir em ambiente totalmente escuro é altamente relaxante. Logo, evite o uso do computador e do celular na hora antes de dormir.


Dúvidas sobre Higiene do Sono? Deixe seu comentário!

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