Sono & Rinites
top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

Sono & Rinites

A perturbação do sono é um problema e tanto para os pacientes com Rinites, alérgicas ou não-alérgicas.


É mais do que comum o paciente queixar-se ao médico que está "quebrado" no dia seguinte, pois o incômodo respiratório provocado pela obstrução nasal não o deixou aprofundar seu sono.


Na Rinite Alérgica o "sintoma-chave" é a congestão nasal, além da coriza, espirros e prurido nos olhos, nariz e garganta. Quase todo mundo já sofreu um evento de "nariz entupido" e fez uso de medicamentos descongestionantes nasais aleatoriamente, comprados na farmácia “sem receita” e, por conseguinte, sem melhora alguma.


A sonolência diurna é consequência final da doença. Indivíduos com sintomas noturnos de rinite crônica tem qualidade de vida e produtividade abaixo da crítica. Os pais de crianças alérgicas percebem neles uma aparência cansada, certa apatia, baixo rendimento escolar e uma maior dificuldade para executar atividades desportivas, o que é realmente preocupante.


Identificar os mecanismos envolvidos no comprometimento do sono e na rinite alérgica é importante para determinar como reduzir o impacto da doença sobre os pacientes.


A congestão nasal é mais frequente à noite e início da manhã; a redução do diâmetro interno do nariz aumenta a resistência ao fluxo aéreo nasal e causa maior dificuldade para dormir, roncos, apneias e despertares breves.


Os mediadores inflamatórios (histamina e citocinas) liberados durante as reações alérgicas afetam diretamente o sistema nervoso central, o que contribui ainda mais para um sono fragmentado, fadiga e sonolência durante o dia.


O tratamento dos sintomas da rinite alérgica melhora inegavelmente a qualidade do sono. Os corticoides intranasais são os medicamentos de primeira escolha e a associação com os antagonistas de receptores de leucotrienos apresenta ótimos resultados terapêuticos. A causa da melhora no sono e da sonolência diurna pode ser devida a uma redução do congestionamento nasal, à redução de mediadores inflamatórios ou de uma combinação de ambos mecanismos.


A abordagem das rinites e respectivos tratamentos com certeza ajudam a evitar os males sistêmicos da privação crônica de sono. Procure o especialista.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page