Telômeros e sua relação com o sono!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

Telômeros e sua relação com o sono!

O que são TELÔMEROS?


O nome vem do grego, significando "parte final". São as extremidades dos cromossomos, como se fossem pontas de plástico dos cadarços do tênis. São partes do DNA muito repetitivas e não codificantes. Sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.



Conforme nossas células vão se dividindo para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o tempo, eles vão se encurtando. Quando finalmente ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir, alcançando estado de "velhice".


E qual é a relação do sono com isso?


A qualidade do sono influi diretamente na qualidade de vida, portanto, na preservação dos telômeros. É bem simples: você não deve dormir mal para não encurtar os telômeros (e encurtar sua vida).


A privação crônica do sono nos afeta a nível molecular, afeta o nosso DNA. Se você dorme cerca de 7 horas ou mais por noite, tem a tendência de ter telômeros mais longos. Os que dormem por cinco horas ou menos têm telômeros mais curtos. Portanto, é imprescindível dormir com qualidade, investigando se há algum distúrbio e mantendo a quantidade e regularidade certa das horas de sono.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page