É possível recuperar o "sono perdido"?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

É possível recuperar o "sono perdido"?

A maioria das pessoas acredita que, depois de alguns dias dormindo mal, basta uma ou duas noites bem dormidas para colocar o sono de volta nos trilhos e "acertar" seu relógio biológico, porém não é bem assim.


Estudos recentes demonstram que as pessoas não recuperam totalmente a maior parte da função cognitiva (raciocínio e memória) após sete noites de sono pleno e ideal, portanto dormir bem até por uma semana não compensa os dias em que você foi dormir tarde ou acordou muito cedo.


Quando se acumula um grande déficit de sono, conclui-se que seja melhor dar mais importância a dormir o suficiente durante a semana em vez de simplesmente tentar compensá-lo durante o fim de semana.


Geralmente as pessoas não têm tempo para dormir mais prolongadamente, pois encontram-se em situações inadequadas para o sono, em ambientes barulhentos, sob estresse ou tarefas familiares em casa.


Então, quanto tempo é necessário para se recuperar de uma noite mal dormida?


Infelizmente, não há uma resposta definitiva para isso, porém o segredo é não adquirir o déficit de sono durante as noites da semana sob trabalho, e ficarmos cientes de que a privação de sono afeta nosso rendimento, sobretudo no aspecto mental.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page