A maioria das pessoas acredita que, depois de alguns dias dormindo mal, basta uma ou duas noites bem dormidas para colocar o sono de volta nos trilhos e "acertar" seu relógio biológico, porém não é bem assim. Até mesmo pular o sono por apenas uma noite interrompe o funcionamento ideal do nosso cérebro.
Estudos recentes demonstram que as pessoas não recuperam totalmente a maior parte da função cognitiva (raciocínio e memória) após sete noites de sono pleno e ideal, portanto dormir bem até por uma semana não compensa os dias em que você foi dormir tarde ou acordou muito cedo. Além disso, vale ressaltar que, a longo prazo, este acúmulo de noites mal dormidas tem muitas consequências, tais como: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória estão entre os males.
Quando se acumula um grande déficit de sono, conclui-se que seja melhor dar mais importância a dormir o suficiente durante a semana em vez de simplesmente tentar compensá-lo durante o fim de semana.
Geralmente as pessoas não têm tempo para dormir mais prolongadamente, pois encontram-se em situações inadequadas para o sono, em ambientes barulhentos, sob estresse ou tarefas familiares em casa.
Então, quanto tempo é necessário para se recuperar de uma noite mal dormida?
Infelizmente, não há uma resposta definitiva para isso, porém o segredo é não adquirir o déficit de sono durante as noites da semana sob trabalho, e ficarmos cientes de que a privação de sono afeta nosso rendimento, sobretudo no aspecto mental.
Isso porque o cérebro precisa de ciclos de sono ininterruptos para absorver novas habilidades, formar memórias-chave e reparar o corpo do desgaste do dia.
E você, tem o hábito de tentar recuperar o sono perdido? Já passou por essa situação? Conte-nos se você já conseguiu ou acha que não resolveu muito.
Comments