Dicas para prevenir a insônia
top of page
Buscar
  • Foto do escritorOtorrino DF Entenda Mais

Dicas para prevenir a insônia

Atualizado: 12 de nov. de 2021

Para algumas pessoas, a prática de hábitos de vida saudáveis ​​e uma boa higiene do sono podem aliviar os sintomas de insônia e ajudá-las a dormir melhor. Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.


A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Existem três tipos de insônias: a chamada “inicial”, quando o indivíduo demora para pegar no sono; a de “manutenção”, quando se desperta no meio da noite e há dificuldade em voltar a dormir e, a menos comum, “terminal” que se caracteriza pelo despertar precoce, quando o indivíduo acorda muito antes do horário que se desejaria, mas não consegue voltar a dormir.


Metade da população mundial sofre de insônia e outros distúrbios do sono. Além disso, nos casos crônicos, o mal é considerado doença e precisa ser combatido com remédios. Para que você entenda a proporção deste problema, o Detran relata que 20% dos acidentes de trânsito estão associados a indivíduos que estão sonolentos.

Mais de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia

A principal causa da insônia são os fatores psicofisiológicos como, expectativas, preocupações e estresse. Outras causas frequentes da insônia são dores (em qualquer parte do corpo), uso de alguns medicamentos, doenças respiratórias e reumáticas.


As seguintes medidas de higiene do sono podem ser benéficas para ajudar a prevenir a insônia:


🔹Limitar ou eliminar cochilos, especialmente no final do dia;

🔹Restringindo o uso de álcool, cafeína e produtos de tabaco à noite;

🔹Evitando refeições tarde da noite;

🔹Limitando o tempo de uso de eletrônicos como celular e TV antes de dormir;

🔹Manter uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente durante o dia;

🔹Seguir um cronograma de sono consistente que inclua os mesmos horários de dormir e acordar todos os dias;

🔹Use seu quarto e colchão para dormir e suas atividades íntimas - evite trabalhar, jogar videogame e outras atividades estimulantes.


Você sofre de insônia? Podemos te ajudar! Entre em contato pelos números:


(61) 3034 - 4477 (FIXO)

(61) 92231- 8822 (Whatsapp)



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page